Tipos de tintas, qual usar?

tipos de tintas

Existem diversos tipos de tintas cada uma com características próprias e funções diferentes, vamos entender agora quais são esses tipos para não ficarmos na dúvida na hora de pintar a parede da sala ou retocar a fachada da casa.

O que irá definir o tipo de tinta que você vai usar será o que você vai pintar, dependendo do ambiente se é interno ou externo, ou também o material, piso, metal e madeira.

No mercado, as mais comuns para encontrarmos são as tintas acrílicas, látex ou PVA, esmalte, verniz, óleo e epóxi.

Com todas essas opções é importante saber as diferenças básicas entre os grupos de tipos de tintas. Lembrando que não existe uma tinta para todas as superfícies de uso, precisa se escolher o produto adequado para cada superfície isso será o ponto essencial para a durabilidade da sua pintura.

Tipos de tintas

Tinta látex ou PVA

Tipos de tintas para ambiente interno tinta látex ou pva

É a mais comum usada no interior das residências, é feita a base d’água e seca rapidamente.

O PVA vem do nome Acetato de Polivinila que é a substância usada para fabricar a tinta látex.

Tem um fácil manuseio ajudando na hora da limpeza caso a tinta espirre em algum outro revestimento, basta lavar com água.

O acabamento com a tinta látex PVA é indicado para partes internas da residência, pois podem ser limpo apenas com um pano úmido, com sua característica resistente a mofo, são especialmente usadas em pinturas de tetos e áreas secas que não necessitam de manutenção constante.

Encontra-se apenas no acabamento fosco, pois sua resina não possibilita variação de brilho.

Não é muito resistente a ação do sol, nem a lavagens constantes, isso torna o produto não adequado para áreas molhadas ou que possam receber chuvas.

Pode ser aplicado em vários tipos de superfícies como: alvenaria, reboco, concreto, fibrocimento, entre outros.

Para melhor o resultado na cor e necessário a aplicação de duas a três demãos de tinta, com intervalos de secagem entre 3 e 4 horas. Sobre reboco, rende 10m² a 12m² por litro e sobre massa corrida 12m² a 15m² por litro, por demão.

Tinta Acrílica

Tipos de tintas para área externa, tinta em cor preta.

Na verdade esse tipo de tinta é um modelo da tinta látex, mas contém resinas acrílicas em sua composição, tendo assim um aspecto similar ao látex, sendo solúvel em água e com secagem rápida. Porém a sua característica mais importante, e o que a diferencia, é que a resina acrílica na sua composição proporciona a esse produto uma alta impermeabilidade tornando-o ideal para pintar áreas externas.

Essa impermeabilidade torna a tinta acrílica bastante usada em áreas molhadas da casa, como cozinha e lavabo. Esse tipo de tinta pode ser lavado, ao contrário do látex que deve ser limpo apenas com um pano úmido.

Possui uma consistência de massa, por ser a base d’água tem uma fácil aplicação e é recomendada para uso em áreas externas, porém isso não impede de se utilizar em áreas internas. Tudo vai depender do acabamento final que você deseja. A tinta acrílica é encontrada em três tipos de acabamento, e mesmo na versão fosca, tende a ser mais brilhante que a tinta látex.

Tipos de acabamentos da tinta acrílica

Fosco: Não é muito resistente a limpeza porém não ressalta as possíveis imperfeições da superfície.

Semibrilho: Possui um pouco mais de brilho e é mais resistente a limpeza que a fosca, porém por possuir brilho destaca as possíveis imperfeiçoes da superfície.

Acetinada: Com esse acabamento a parede fica com uma aparência mais sofisticada, com um leve brilho, é resistente a limpeza, porém também destaca as imperfeições na parede.

Com a grande variedade de tintas acrílicas podemos destacar:

Emborrachadas: Possuem uma película flexível à dilatação e retração da argamassa de acordo com as mudanças de temperatura, protegendo contra umidade, chuva e sol. Recomendada para pinturas de paredes externas e costuma ser usada em fachadas e muros.

Laváveis: Com um acabamento acetinado têm grande resistência a limpeza. Recomendada para lugares que circulam muitas pessoas.

Sem cheiro: Podem ser encontrados em acabamentos foscos ou acetinados. Perdem o cheiro em até três horas após sua aplicação e é recomendado ser usada em lugares externos e internos.

Assim como a tinta látex ou PVA, a tinta acrílica também pode ser aplicada em diversos tipos de superfícies, como alvenaria, reboco e concreto.

Tinta Epóxi

Banheiro pintado com tinta epóxi branca

Fonte: http://www.casa.com.br

Epóxi é uma resina de um plástico termofixo que endurece quando se mistura com um agente catalisador ou “endurecedor”.

É uma tinta com alta resistência a umidade quando não são solúveis em água, geralmente são diluídas em solventes específicos, deve ser aplicada por mão de obra especializada, evitando a formação de bolhas ou pelo simples fato de assim ter um melhor acabamento da pintura.

Um pouco mais cara que os dois tipos de tintas acima, uma das suas características é a impermeabilidade, sendo assim, pode ser usada até mesmo em áreas inundadas como, piscinas e caixas d’água.

Muito comum é substituir os azulejos do banheiro por uma pintura com tinta epóxi, sendo muito resistente a limpeza com produtos químicos, o que a torna ideal para pinturas de pisos, azulejos e câmaras frigoríficas.

Podem ser produzidas tanto à base de solvente quanto à base de água.

Tinta Esmalte

Tipos de tintas esmalte

Veio para substituir à tinta “óleo” que explicaremos a seguir, ao contrário dos exemplos anteriores, a tinta esmalte não é solúvel em água por possuir “base a óleo”, material que compunha a sua antiga fórmula.

Hoje foi substituído por outros produtos sintéticos, são produzidas em sua maioria a base de solventes, proporcionando um odor mais forte e secagem mais demorada, porém com o avanço da tecnologia já existem alguns fabricantes produzindo tintas esmalte a base de água o que diminui o odor e torna o processo de secagem mais rápido.

Recomendamos a sua utilização em superfícies de ferro ou madeira, não sendo recomendável usá-la em parede, pois pode acabar formando bolhas. Sendo também um desperdício, visto que seu custo e mais alto que o normal, por ter uma aplicação muito específica.

Tradicionalmente as portas de madeira são pintadas com tinta esmalte, o que permite a lavagem dessa superfície com mais facilidade.

O acabamento de esmalte é bastante peculiar, sendo fácil a percepção quando o mesmo é utilizado. Podem ser encontradas em acabamento fosco, alto brilho e acetinado. Seu acabamento da uma impressão da formação de uma película sobre a superfície.

Para melhor resultado na cor, e necessário aplicar de duas a três demãos, esperando um intervalo de secagem de 24 horas.

Tinta a óleo

Tipos de tintas cadeira pintada com tinta a óleo.

Hoje pouco usada, essa tinta possui um composto de ligamento do tipo oleoso que oferece um acabamento fosco ou brilhante, é impermeável, sendo assim pode ser utilizada em locais que precisam de um acabamento diferenciado como móveis, janelas e portas.

Tinta Verniz

Tipos de tintas verniz em móveis

Fonte da imagem: solucoeslucymizael.com.br

Sua composição líquida após aplicada torna-se uma camada protetora sobre a madeira, e é feita a partir de solventes.

Existem vernizes pigmentados que agregam um aspecto mais nobre a madeira, porém geralmente esse tipo de tinta é transparente, com acabamento fosco, acetinado ou brilhante.

Entre os vernizes podemos destacar:

Verniz acrílico: Este tipo de verniz serve para proteger e impermeabilizar alvenaria, concreto aparente, telhas de barro, entre outros, é a base de água com boa resistência ao mofo. Para um bom resultado é recomendado aplicar duas a três demãos, com intervalo de secagem de 6 horas.

Verniz Poliuretano: Indicado para superfícies internas e externas de madeira, como embarcações, portas, balcões, móveis de bares. Sua cor é brilhante, têm uma secagem rápida e ótima resistência a maresia e ao atrito. É recomendado aplicar duas a três demãos com intervalo de secagem de 24 horas.

Verniz Fenólico: Ótimo como impermeabilizante ou como acabamento de reboco ou concreto, também usado para o tingimento e envernização de madeira (janelas, portas, esquadrias). Sua cor é castanho avermelhado, o que da um acabamento que não é igualado a nenhum outro produto. Para bom resultado, aplicar uma a duas demãos, com intervalo de 24 horas.

Agora que você já está entendendo todas as características dos principais tipos de tintas existentes no mercado, fique atento para não ser enganado ou gastar dinheiro comprando uma tinta mais cara sem ter necessidade.

Qualquer dúvida deixe um comentário abaixo e não esqueça de continuar acompanhando nosso blog!

Inscreva-se agora

E tenha acesso as últimas novidades em projetos, ferrramentas, ebooks e muito mais!
Junte-se aos nossos mais de 100.000 seguidores.