4 dicas para escolher o projeto da sua casa

Escolher o projeto da sua casa

A escolha do projeto é um momento muito importante, é nessa fase que você vai começar a ver suas ideias ganhando forma. Pensando nisso, a equipe da Soprojetos decidiu fazer esse post e um vídeo dando dicas para escolher o projeto da sua casa.

Como escolher o projeto da sua casa

Dica 1 : Ventilação

É muito importante que você obtenha uma boa ventilação em todos os ambientes da sua casa.

Para isso, temos que saber de onde vem os ventos dominantes na sua região. Mas especificamente, quais os ventos dominantes no terreno onde será construída sua casa, para que assim você possa aproveitar melhor a ventilação natural.

Ambientes como sala de estar, sala de TV e quartos, devem estar voltados para o lado mais ventilado por serem ambientes de maior permanência.

Exemplo: Se você frequenta mais a área gourmet, mantenha essa área voltada para os ventos dominantes, isso tornará o ambiente bastante confortável.

Para saber mais sobre os ventos dominantes na sua região, acesse o site: windfinder.com

Nesse site, basta informar onde você está para saber de onde vem os ventos dominantes.

Dica 2: Afastamentos

Os afastamentos são as distâncias laterais, frontais e de fundos que você tem que ter obrigatoriamente na sua casa/projeto.

Exemplo: O Código Civil Brasileiro (Art. 1301), permite e exige que tendo janela ou porta é obrigatório ter uma afastamento de 1.50m de distância.

Outras prefeituras, exigem um afastamento frontal (do início do terreno até o início da casa), por isso é importante que você procure em sua prefeitura quais são os afastamentos obrigatórios da sua cidade.

Por outro lado, existem regras específicas para condomínios fechados. Se esse for o seu caso, observe o regulamento do seu condomínio para saber as distâncias obrigatórias máximas e mínimas tanto para os lados, quanto para a frente e fundo do terreno.

Dica 3: Iluminação

Todo ambiente tem que estar iluminado, ou seja, tem que dispor de janelas para permitir uma iluminação natural ao ambiente.

Em algumas prefeituras, é exigido que um percentual da área do ambiente tenha uma abertura (janelas ou portas), como o de 1/6 da área para salas e quartos.

Exemplo: Em um quarto de 12.00m², é obrigatório ter uma janela de 2.00m² (12.00m²/6= 2.00m²).

Então, verifique muito bem se dentro do seu projeto, existem as janelas necessárias para prover uma boa iluminação.

Dica 4: Custo da obra

Um dúvida recorrente que recebemos é: "Como vou saber quanto eu vou gastar na minha obra se eu ainda não tenho um projeto?".

Uma forma fácil e rápida de verificar o valor estimado da obra é observar que cada estado do Brasil possui um sindicato da indústria da construção civil, chamado de Sinduscon.

Esses sindicatos divulgam mensalmente o preço do metro quadrado da obra.

Além disso, para saber o valor estimado da obra, é necessário que você tenha em mãos a área total do projeto que você pretende construir.

Em nosso site, você encontra essa informação na página do projeto, na área "Dados do Projeto".

Feito isso, basta acessar o site do Sinduscon de sua região, buscar o preço do metro quadrado da construção da obra em sua região e multiplicar pela área total do projeto escolhido.

Assim, você poderá ter uma aproximação muito boa do quanto você irá investir na construção de seu projeto.

Essas são algumas dicas para você escolher o projeto da sua casa.

Gostou do primeiro vídeo de dicas de arquitetura e construção? Comente abaixo e nos diga o que você gostaria de ver nos próximos vídeos.

E não esqueça de inscrever-se em nosso canal do Youtube para não perder nenhum vídeo novo.

Soprojetos no Youtube

Inscreva-se agora

E tenha acesso as últimas novidades em projetos, ferrramentas, ebooks e muito mais!
Junte-se aos nossos mais de 100.000 seguidores.