Tensão: entenda a diferença entre 110v e 220v

Diferenças entre as tensões 110v e 220v

Na hora de comprar um eletrodoméstico ou aparelho elétrico, você pode se deparar com o mesmo produto, porém com duas especificações diferentes, 110v e 220v. Pode até já ter acontecido de você ter queimado algum dispositivo ao ligá-lo em uma tomada de tensão diferente.

Mas qual a diferença entre 110v e 220v? O consumo delas é diferente? Existe uma que permita maior economia na conta de luz? Se você tem alguma dessas dúvidas ou não entende muito a respeito, não se preocupe! Neste post vamos esclarecê-las e falar tudo sobre a diferença entre as tensões. Confira!

Qual a diferença entre 110v e 220v?

A única diferença entre ambas as tensões está relacionada às instalações elétricas, ou seja, o que difere o uso de 110v e 220v é o dimensionamento dos componentes da instalação elétrica. A opção pela maior tensão permite que os fios de transporte de energia pela residência sejam de menor diâmetro, isto é, mais finos do que os utilizados em instalações de 110v.

Qual das tensões permite maior economia?

Energia elétrica 110v e 220vCasas e apartamentos que possuam tensão 110v ou 220v têm o mesmo desempenho e consumos idênticos de energia.

A escolha do cliente na hora de montar a instalação elétrica não vai acarretar em economia na conta de energia e nem proporcionará melhor desempenho dos aparelhos.

Afinal, o que influencia no custo da sua conta de energia é a potência (em Watts) dos aparelhos, e o tempo que eles estarão ligados.

Muitas pessoas acreditam erroneamente que aparelhos de tensão 220v consomem menos energia quando comparados aos de menor tensão.

Mas não existe nenhuma diferença no consumo, isso é apenas um mito.

Os fabricantes escolhem a tensão de seus produtos de acordo com a disponibilidade de cada local. Por exemplo, na Europa a grande maioria das tomadas é 220v, enquanto no Brasil predomina-se 110v.

Qual das tensões é mais segura?

Se a sua escolha for baseada em segurança, então você deve optar pela tensão de 110v. Levar um choque em uma tomada de 220v é duas vezes mais perigoso, simplesmente pelo fato desta tensão ser o dobro da outra.

Mas com a utilização do novo padrão de tomadas adotado em todo o país, isso não é mais um problema, — os novos plugs tornam praticamente impossível que o consumidor tome um choque ao colocar aparelhos na tomada.

Lembrando que, independentemente do padrão de tomadas, deve-se tomar muito cuidado com crianças. Atenção especial também deve ser prestada quando você realizar manutenção ou reparos na rede. Procure profissionais capacitados para tais atividades.

E os aparelhos bivolt?

Muitos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos já estão sendo comercializados em versões bivolt. Eles possuem transformadores flexíveis, o que permite que sejam utilizados em tensões diferentes sem que ocorra nenhum dano.

É indicado comprar aparelhos com esse tipo de especificação. Assim, será eliminada a possibilidade de queima acidental. Além disso, você não precisará se preocupar com a tensão das tomadas em uma viagem, podendo utilizar seus dispositivos livremente.

Agora que você entendeu a diferença entre as tensões e pode definir qual utilizar no projeto da sua casa, leia nosso post com 6 dicas para aprovar o projeto da sua casa na prefeitura. E continue acompanhando o blog para ficar por dentro das novidades!

Inscreva-se agora

E tenha acesso as últimas novidades em projetos, ferrramentas, ebooks e muito mais!
Junte-se aos nossos mais de 100.000 seguidores.