Como escolher o melhor tipo de telhado para a sua casa

Tipos de telhados

No projeto de uma casa, todos os detalhes são importantes e devem ser pensados pelos futuros proprietários, já que serão eles os responsáveis por desfrutar do espaço construído.

Sabemos que no mercado existem diferentes materiais e técnicas para trabalhar cada etapa da obra de uma casa, por isso é importante que cada pessoa conheça as diferenças e escolha a melhor opção de acordo com seu projeto. 

Pensando em investir na cobertura ideal para a sua casa? Então veja agora o melhor tipo de telhado para suas necessidades!

Como escolher o tipo de telhado

O tipo de telhado é definido, principalmente, pelo estilo da edificação a ser construída. A partir da composição do arquiteto e do gosto do cliente, o telhado será feito de uma maneira que comporte a forma e os materiais escolhidos.

Em obras mais clássicas e tradicionais, o telhado inclinado com telhas é sempre o preferido, e pede muitas vezes detalhes que não estão presentes em uma arquitetura mais moderna. Nesta, a cobertura costuma ser mais plana visualmente, o que pede um telhado com inclinação menor que, consequentemente, não comporta alguns modelos de telhas.

Hoje, a presença de diferentes tipos de telhados nas cidades é algo positivo, mostrando que, muito além das tendências, o importante é que o proprietário escolha aquilo que gosta para a sua casa e se sinta satisfeito com o resultado estético e funcional da cobertura.

Tipos de telhados e suas características

Telhado aparente e embutido

Projeto de casa com telhado aparente

Exemplo de projeto de casa com telhado aparente. Projeto de Casa 2 Suítes + 1 Quarto - Cód. 99

Telhados aparentes são os mais comuns e demandam a utilização de boas telhas como forte elemento estético. Dependendo do projeto, podem se tornar um grande atrativo para a edificação.

Modelo de casa com telhado embutido

Exemplo de projeto de casa com telhado embutido. Modelo de Casa do Cód 99 com Fachada Moderna - Cód 136.

Nos telhados embutidos são erguidas platibandas de concreto em torno da cobertura para esconder o telhado e as calhas, o que deixa a fachada mais simples e com linhas retas. Sua vantagem é poder utilizar uma telha mais comum e com custo menor, já que ela não vai aparecer na edificação.

Telhado com telha e sem telha (laje)

Planta de casa com telhado com telha de barro

Exemplo de projeto de casa com telhado inclinado. Casa Térrea Para Terreno 10,00m x 20,00m - Cód 94

Os telhados inclinados sempre são cobertos com telhas, as quais possuem normas que limitam a inclinação mínima e máxima para instalação. Telhados com telha são preferidos em casas estilosas, onde o proprietário procura investir em um design bonito e agradável na cobertura.

Tipo de telhado sem telha tipo laje

Projeto sem telhas (laje). Fonte: www.arquitexs.com

Os telhados sem telha são conhecidos como laje, visto que são estruturados em concreto e apresentam uma inclinação praticamente imperceptível. Este tipo de solução demanda mais manutenção que um telhado comum, podendo apresentar problemas de impermeabilização.

Telhado de duas ou mais águas

Modelo de casa tipo de telhado com mais de duas águas

Modelo de casa que tem telhado com mais de duas águas. Casa Bárbara Com 3 Quartos - Cód 108

Telhados inclinados podem ser trabalhados com diversas águas de acordo com a área de cobertura disponível. Na maioria das residências, o telhado de duas águas é suficiente para o escoamento da água e tem a vantagem de ser mais econômico. Sua simplicidade demanda menos custos com a criação de diferentes sentidos de caimentos.

Materiais da estrutura e da telha

Para a estrutura do telhado, geralmente são utilizados elementos em concreto, madeira e metal. Nas telhas, o material escolhido pode influenciar aspectos relacionados à estética, ruído, escoamento da água e conforto térmico.

Telha de barro

Planta de casa com tipo de telhado de barro

Exemplo de casa com telha de barro. Sobrado 1 Quarto e 2 Suítes - Cód 83

Tradicional e muito bonita, é fabricada em diferentes modelos. Por ser pequena, demanda mais peças e encaixes, o que aumenta a possibilidade de infiltração de água da chuva. É bastante resistente e indicada para telhados aparentes.

Telha de fibrocimento

Tipo de telha fibrocimento

Projeto com telha de fibrocimento. Fonte: http://www.brasilit.com.br

É uma telha barata e bastante simples, não sendo indicada para projetos de grande apelo estético. Por ser grande, apresenta menos problemas com goteira, mas tende a aquecer mais do que outras telhas. Quebra fácil, por isso a instalação deve ser feita com cuidado.

Telha de concreto

Tipo de telhado com telha de concreto

Projeto com telha de concreto em cor marfim. Fonte: casa.abril.com.br

É mais pesada e resistente que outras telhas. O concreto é um material poroso, o que demanda a manutenção e impermeabilização das peças. Apresenta bom desempenho térmico e pode ser feita em diferentes formas, contribuindo com a boa estética do telhado.

Telha metálica

Tipo de telhado com telha metálica

Projeto com telha metálica. Fonte: uol.com.br

Por ser grande, é a preferida para cobrir grandes vãos. Indicada para galpões e outros empreendimentos comerciais. Geralmente não apresenta o bom conforto térmico desejado nas residências.

Agora que você já aprendeu a escolher o melhor tipo de telhado para sua casa, veja também como contratar um bom construtor para o projeto da sua casa!

Inscreva-se agora

E tenha acesso as últimas novidades em projetos, ferrramentas, ebooks e muito mais!
Junte-se aos nossos mais de 100.000 seguidores.