Você sabe como escolher o piso para a sua casa?

Como escolher o piso para sua casa

Quem monta uma casa do zero tem o desafio de escolher cada detalhe do ambiente, inclusive o tipo de piso. Fundamentais para compor os ambientes, os revestimentos devem estar em harmonia com o projeto de decoração de todos os cômodos. Se você quer saber mais sobre como escolher o piso adequado para sua casa, continue lendo nosso post!

Como escolher o piso

Além da beleza, é preciso considerar detalhes como resistência, praticidade na limpeza etc. Confira algumas dicas sobre como escolher piso para sua casa:

Local interno ou externo

O primeiro ponto a observar é o local onde o piso será colocado. Para cômodos internos, é mais comum a escolha de pisos quentes que ajudam a deixar os ambientes mais agradáveis. Um exemplo são os laminados. Já nos ambientes externos, a escolha é essencial devido à ocorrência de fatores naturais. Além disso, você deve prezar pela segurança, com pisos antiderrapantes. Nesse caso, as pedras brutas são boas opções.

Circulação de pessoas

Como escolher piso para a sua casa

Outra característica analisada é a circulação de pessoas no local, que vai exigir maior resistência mecânica do piso. Na hora de escolher, é importante verificar o nível de desgaste do revestimento, medido pelo índice do PEI, que varia de 0 a 5. Quanto maior o PEI, mais resistência e, para cada tipo de uso, há um índice recomendado.

Aliado a isso, observe o fundo das lajotas. Quanto mais avermelhado, maior a quantidade de barro usada na fabricação e menor sua resistência.

Área seca ou úmida

O contato do piso com a umidade também interfere na escolha do revestimento. Se o local for uma área molhada, da qual faz parte o banheiro, a lavanderia e a cozinha, recomenda-se pisos frios, antiderrapantes e pouco porosos. Já se a área for seca, como os quartos ou sala, os pisos lisos estão liberados.

Clima da região

Outra dica de como escolher piso para sua casa envolve o clima da região. Em regiões quentes, pisos frios — como o mármore, porcelanato e cimento — são mais agradáveis. Nas regiões frias, a madeira, laminados e carpetes são os mais recomendados porque aquecem o ambiente e trazem maior conforto.

Pisos mais usados

Com tantas opções no mercado, alguns tipos de pisos se destacam mais, seja pela variedade, custo ou aplicação. Conheça alguns:

Porcelanato

Porcelanato no quarto

Fonte: reformafacil.com.br

Entre os pisos frios, o porcelanato é o mais indicado e escolhido. Apesar de mais caro que a cerâmica, essa preferência se dá por sua resistência à abrasão, maior durabilidade e variedade de tamanhos. A principal vantagem é o tratamento de impermeabilidade, que dificulta o aparecimento de manchas.

Ele é recomendado tanto para locais internos quanto externos, porém, em áreas como box de banheiro e quintal, é importante optar por um porcelanato natural, antiderrapante.

Quer saber mais sobre porcelanatos? Então acesse nosso post: Como escolher o porcelanato para sua casa?

Laminado de madeira

Piso laminado de madeira

Fonte: www.meupisolaminado.com.br

Laminados são placas revestidas de fórmica, semelhantes ao carpete de madeira, mas com preços inferiores e normalmente fabricados a partir de madeira de reflorestamento.

O laminado de madeira é indicado apenas em ambientes internos e secos, mas compensa pelo custo-benefício, pois pode ser colocado sobre pisos já existentes e não precisa ser impermeabilizado.

Piso cerâmico

A cerâmica é utilizada em locais internos e externos, e se adapta a todos os cômodos da casa. Esse tipo de revestimento tem o preço mais acessível, é de fácil instalação e com porosidade maior do que os porcelanatos.

As linhas de piso cerâmico possuem uma enorme diversificação de formas e cores. Além disso, podem ser colocadas diretamente no contrapiso com argamassa colante para maior aderência.

Piso cimentado

Como escolher o piso cimentado na cozinha

Os revestimentos cimentícios também são interessantes para áreas internas e molhadas. Conferindo um visual moderno e rústico, esse tipo apresenta diversas opções de cores, além do cinza, e deixa o piso sem emendas. Para uma durabilidade maior, evitando rachaduras, o piso cimentado necessita de uma resina acrílica aplicada por cima do piso.

Vale lembrar que a aplicação de qualquer tipo de piso dever ser feita por mão de obra qualificada.

Agora que você já sabe como escolher o piso para sua casa, confira os passos para fazer um bom contrapiso!

Inscreva-se agora

E tenha acesso as últimas novidades em projetos, ferrramentas, ebooks e muito mais!
Junte-se aos nossos mais de 100.000 seguidores.