Como escolher um terreno ideal para construir sua casa

Como escolher o terreno para construir uma casa

Construir a casa própria é um sonho para muitos. E a casa perfeita só vai acontecer com a escolha do terreno ideal. Quem busca essa opção poderá desfrutar de vantagens, como poder definir o projeto, determinar o tamanho dos cômodos e a disposição dos móveis de acordo com as necessidades da sua família.

Porém, para iniciar essa empreitada, é preciso antes escolher com cuidado esse terreno, evitando, assim, gastos extras e dores de cabeça. Listamos abaixo algumas dicas para seguir na hora de escolher um terreno e iniciar o seu sonho. Confira!

Pense no projeto da casa

Pense no projeto da casa antes de escolher o terrenoO primeiro passo para escolher o lote é avaliar  sua necessidade. Uma boa dica é começar definindo a quantidade de quartos, pavimentos e outras particularidades da casa (como varanda gourmet ou garagem para um ou mais carros). 

Você quer uma área de lazer grande? Quer um escritório? Tudo isso ajuda a definir o quanto a sua casa ideal exige de terreno.

Definida sua necessidade mínima, procure uma planta de casa que lhe atenda. Na Soprojetos você pode fazer uma busca (definindo quantidade de quartos, banheiros, pavimentos, etc...) e descobrir qual o tamanho do terreno sugerido para um projeto que atenda a sua necessidade. 

Isso tudo é importante para determinar não só o tamanho do lote, mas direcionar a sua busca na hora de procurar um terreno.

Tipo de solo

Tipo de solo ideal para construir sua casaConsulte um engenheiro para verificar se o tipo de solo é adequado para sua construção e verifique as construções próximas para saber que tipos de fundação estas utilizam.

Com isso, poderá ser definido se as fundações terão um peso significativo em sua construção, necessitando de fundações especiais ou não. 

No caso de dúvidas converse com construtores conhecidos que tenham experiência na região.

Topografia

A inclinação do terreno é um fator que, em geral, não impede a obra, mas tem relação direta com os custos. Um bom projeto aproveitará as características da topografia e, por essa razão, o terreno ideal deve ser plano ou levemente inclinado para não encarecer a construção com terraplanagem e aterros.

Verifique também se o terreno está abaixo do nível da rua, pois se estiver, acarretará possíveis alagamentos, necessitando de drenagens especiais ou aterramento, causando o encarecimento da obra. Uma boa dica é visitar o terreno durante uma chuva.

Recuo obrigatório

Cada município possui sua própria Lei de Uso e Ocupação do Solo. Ela determina o recuo que sua construção deve ter dos limites do terreno, portanto é essencial observar essas diretrizes antes de fazer sua escolha para que a área útil não seja prejudicada.

Veja a localização

Conheça a localização e a vizinhança do terrenoVerifique a infraestrutura básica (transporte, lazer, serviços) próxima ao terreno.

Além disso, é importante checar o entorno e visitar o local em momentos diferentes do dia para observar movimentação, nível de barulho e segurança.

Aproveite suas visitas para acompanhar a incidência de luz do sol. Vale observar se há terrenos vazios próximos que podem, eventualmente, diminuir sua iluminação natural futuramente caso algum vizinho construa algo que possa ser alto demais ou gerar barulho.

Verifique a documentação quando for escolher um terreno

Verifique a documentação do terrenoVeja se não há nenhuma pendência com a documentação do lote junto ao Cartório de Registro de Imóveis responsável.

Faça as medições do terreno com uma trena e confira se as informações batem com a documentação e com o que foi passado pelo vendedor.

Essas dicas para escolher um terreno ideal te ajudarão a ter mais tranquilidade durante sua construção.

Além de tudo que foi falado, é essencial ter um bom projeto, desenhado por profissionais, para evitar futuros problemas.

Agora é hora de começar a pesquisar para escolher um terreno e botar a mão na massa! Comente no nosso post e nos conte um pouco da sua experiência.

Inscreva-se agora

E tenha acesso as últimas novidades em projetos, ferrramentas, ebooks e muito mais!
Junte-se aos nossos mais de 100.000 seguidores.