6 dicas para você ao construir sua casa própria

Dicas para construir sua casa própria

Construir sua casa própria pode ser um grande desafio, mas também uma tarefa muito gratificante, afinal, além de ser um patrimônio que proporciona uma maior liberdade financeira, a casa própria atenderá plenamente suas necessidades.

Tudo começa com o terreno que, após escolhido, comprado e devidamente registrado, receberá atenção no projeto.

Essa é uma etapa importante, que não deve ser deixada de lado, afinal, as características do terreno afetam fatores essenciais da obra.

Mas, diferentemente do que muitos imaginam, o andamento de um projeto não é algo assim simples, já que envolve vários detalhes, que vão desde a concepção da ideia até a contratação de mão de obra para concretizá-la.

Se você está pensando em construir sua casa própria, confira essas dicas para ter uma obra bem-sucedida!

Pense no projeto

Pense no projeto da sua casa

Durante a busca pelo projeto, devem ser consideradas as necessidades e preferências dos moradores, ou seja, seu projeto deve ter como base as expectativas da família. Assim, as chances de insatisfação com o resultado final serão praticamente nulas.

Algumas das primeiras informações que você precisa ter antes de começar a busca pelo projeto são: Qual o tamanho máximo em metros quadrados que você procura em um projeto? Sua família precisa de um espaço de garagem? Qual o estilo que você busca para seu imóvel? Qual o número de dormitórios?

Dispondo dessas informações, bem como tendo em mente as necessidades da família, você pode seguir para a próxima fase.

Faça um esboço

Não importa se você não tem habilidades artísticas, não tenha medo de fazer rascunhos. Aquilo que você considera como um rabisco pode ser essencial para a compreensão dos arquitetos.

Contrate profissionais habilitados

Mesmo que você tenha feito um ótimo esboço, não deve negligenciar a experiência de um bom arquiteto. Parece até um conselho superficial, mas é exatamente nessas horas que o barato sai muito caro.

Em linhas gerais, os custos do projeto não ultrapassam 5% do valor total da obra e podem valorizar muito a construção.

Ignorar a contratação de um profissional especializado corresponde a assumir o risco de ter que refazer partes da construção.

Ou seja, perda de tempo e dinheiro, além do fato de que fazer uma obra sem um profissional habilitado é ilegal e a obra pode ser embargada.

É importante destacar que a atuação desses profissionais não deve se restringir somente à elaboração da planta baixa, mas também a todo projeto elétrico, hidráulico, etc.

Faça um levantamento de custos

Um dos maiores erros cometidos na hora de construir é abrir mão dos orçamentos. Os profissionais do ramo de construção civil não trabalham com preços tabelados — sendo assim, vale a pena pesquisar o melhor preço.

Mas tem um detalhe: não foque apenas no valor dos serviços, mas também na reputação do profissional que elaborará o projeto ou acompanhará a obra. Isso é determinante para a qualidade e a segurança da sua construção.

Invista em materiais de qualidade

Ao contrário do que algumas pessoas costumam sugerir, poupar dinheiro com materiais nem sempre é a melhor saída para economizar na obra.

Então, se o seu objetivo é economizar de verdade, o ideal é sempre buscar o equilíbrio entre a qualidade e o valor do produto, sempre pensando na real economia para que a construção não seja prejudicada ou que leve a gastos futuros que poderiam ser evitados apenas com uma boa pesquisa sobre as possibilidades disponíveis no mercado.

É claro que poupar dinheiro com materiais resulta em economias no momento da construção, mas gerará custos no longo prazo, no que diz respeito à manutenção da casa.

Os materiais certos e de boa qualidade proporcionarão uma boa durabilidade. Por isso, é essencial fazer uma boa pesquisa para conseguir os melhores preços. Isso sim ajudará você a economizar!

Tenha cuidado com os financiamentos

A pesquisa também vale para encontrar as melhores linhas de crédito disponíveis do mercado. Uma garimpagem prévia é importante, pois é comum que as instituições bancárias ofereçam juros e prazos diferenciados.

Perceba que, no momento de construir sua casa própria, algumas particularidades devem ser levadas em consideração para que a obra seja conduzida da maneira mais tranquila possível.

Por exemplo: não se esqueça de analisar as necessidades de todos que ali vão residir, pense na melhor maneira que o terreno pode ser aproveitado, estude formas de conciliar os ambientes de lazer (adultos e crianças) e etc.

Já se sente capaz de iniciar o caminho para a construção da sua casa própria?

Não se preocupe, caso tenha dúvidas, basta deixar um comentário!

Banner projeto chale gratis 71828bcbd2380bc643f8c1febdca88cc8af0ac1a0fb91d4cd2ea22e9a3cde4ef

Inscreva-se agora

E tenha acesso as últimas novidades em projetos, ferrramentas, ebooks e muito mais!
Junte-se aos nossos mais de 100.000 seguidores.