Contratar um arquiteto é caro? Entenda o valor dos projetos e se vale a pena

Contratar um arquiteto

A maioria das pessoas não tem tempo, muito menos o conhecimento e experiência necessária para estruturar a montagem de um projeto para construção.

Um arquiteto, por sua vez, elabora o projeto e pode realizar visitas durante a construção, organizar reuniões com os demais responsáveis pela obra, se importa com as questões sustentáveis e submete desenhos à aprovação do cliente.

Finalmente, quando concluído o empreendimento, é natural se pensar que o resultado final dificilmente seria atingido se o proprietário não tivesse optado por contratar um arquiteto.

Em um primeiro momento, os projetos de arquitetura podem até parecer caros, mas o nível do trabalho entregue recompensa todo o investimento.

Não está convencido? Acompanhe os tópicos seguintes e avalie por você mesmo se vale ou não a pena!

O que faz o arquiteto?

Benefícios de contratar um arquitetoPrimeiramente, é preciso conhecer o conteúdo de trabalho do arquiteto. Esses profissionais auxiliam na escolha das soluções que melhor se adequam à necessidade e ao bolso do contratante.

De formação multidisciplinar, possuem conhecimentos e habilitações técnicas para elaborar projetos de arquitetura, paisagismo, urbanismo, interiores e restauro.

É bom deixar claro que os empreiteiros, mestres de obras e pedreiros não projetam, mas sim constroem sob a supervisão de arquitetos ou engenheiros.

Contratar um arquiteto é caro?

É impossível precisar um valor único. No entanto, o Conselho de Arquitetos e Urbanistas e também associações de arquitetos dispõem de tabelas para consulta com preços de honorários mínimos, de acordo com o estado em que atuam.

De todo modo, ao contratar um arquiteto, a forma como os serviços são cobrados se resumem a: por metro quadrado, percentual de obra, hora técnica ou preço global fechado.

É claro, o preço também pode variar a depender da experiência, nicho de atuação e renome do arquiteto.

A Soprojetos cobra por hora técnica trabalhada, o que diminui bastante o preço do projeto (Veja mais sobre nossos custos e como funcionam nossos serviços: Comece por aqui).

Caro ou barato é relativo

Quanto custa contratar um arquitetoA construção de uma casa, por exemplo, apresenta vários gastos distribuídos ao longo das fases da obra. Esses custos incluem: material, mão de obra, serviços, equipamentos, transportes, etc.

Na hora do dimensionamento de uma obra, é comum que certos custos como o de projeto de arquitetura, estrutura, fundações e instalações não estejam contemplados, mas essas são atividades importantes e que devem constar no orçamento.

Estudos indicam que o valor dos projetos varia entre 5% a 12% do custo total da obra. Quer dizer, é um percentual muito baixo, um custo pequeno para um ganho tão alto, afinal garante maior segurança, redução de desperdícios e otimização de tempo. Além disso, uma casa projetada por um arquiteto tem maior valor de revenda.

Projetos de arquitetura valorizam o imóvel

Outro fator relevante é que a intervenção profissional de um arquiteto valoriza o imóvel depois de pronto. Além disso, as tramitações legais ocorrem de maneira mais fácil e dinâmica, facilitando as transações de compra, venda e financiamento.

Sim, o orçamento pode até estar apertado, mas contratar um arquiteto é uma estratégia inteligente que proporciona maior eficiência na obra, ou seja, contar com esse profissional tende a facilitar os processos.

E você? Como analisa a relação custo X benefício dos projetos de arquitetura? Deixe seu comentário e contribua com essa discussão!

Inscreva-se agora

E tenha acesso as últimas novidades em projetos, ferrramentas, ebooks e muito mais!
Junte-se aos nossos mais de 100.000 seguidores.