Como usar almofadas na decoração

Como usar almofadas na decoração

Segundo o dicionário, almofada é uma espécie de saco fechado contendo matéria mole ou elástica, ou retesado por molas ou ar comprimido, para servir de encosto, assento, apoio de cabeça, ornato e etc.

Mas, na realidade, nós sabemos que hoje em dia as almofadas ultrapassaram o patamar de acessório na decoração e passaram a ser algo quase que indispensável e que muitas vezes são usadas para transmitir a personalidade dos moradores.

Almofadas estampadas

Fonte:http://www.rstyle.me

Composição das almofadas

Sua composição é basicamente uma capa de tecido que reveste um interior de material macio, geralmente penas, painas, ou algum material sintético.

Antigamente esse material era costurado, porém atualmente existem almofadas com fecho de zíper, botões ou velcro, o que facilita a manutenção do seu revestimento e permite que o usuário possa mudar facilmente a aparência da mesma, apenas trocando a capa.

Almofada com fecho

Fonte:http://www.coastalhomepillows.com

Utilizadas principalmente para dar conforto ao corpo, agora elas assumem um caráter decorativo, com estampas, cores e formatos dos mais diversos tipos.

Também existem almofadas utilizadas como assento em diversas culturas.

Almofadas em diversas estampas

Fonte:http://www.sofaworkshop.com

As capas podem ser feitas de diversos tipos de tecidos, e até de outros materiais, como palhas e plásticos. Além disso, podem ser incrementadas com fitas, bordados, babados e etc.

Almofadas com detalhes

Fonte:http://www.bellalinea.com

Formas de combinar as almofadas

Existem várias formas de se combinar as almofadas. Além de permitir a combinação com diversos tipos de formatos e estampas, você também pode combinar texturas diferentes.

Almofadas com estampas diferentes

Fonte:http://www.allthingsgirlyandbeautiful.tumblr.com

Os tecidos rústicos, como as fibras, podem ser utilizadas para casas de praia e campo, e os materiais nobres, como tafetá de seda, para a cidade. Mas nada impede que você mescle os tecidos, independente do local onde sua residência esteja.

A mistura de tecidos, texturas, formatos e estampas é interessante desde que formem uma boa composição.

Almofadas com texturas diferentes

Modelos com paetês, bordados e tecidos ásperos são mais decorativos e por isso não é aconselhável ficar na cama ou na sala de TV.

Almofadas decorativas

Fonte:http://www.s-media-cache-ak0.pinimg.com

É necessário ressaltar que as almofadas definem o estilo e dão o toque final ao ambiente, por isso é importante que o seu gosto seja levado em conta.

Gostou desse post? Então compartilhe em suas redes sociais e comente aqui qual é o seu tipo preferido de almofada.

Inscreva-se agora

E tenha acesso as últimas novidades em projetos, ferrramentas, ebooks e muito mais!
Junte-se aos nossos mais de 100.000 seguidores.