Passo-a-passo: Como fazer um Baldrame (vigas de piso)?

como fazer um baldrame

Baldrame é o conjunto de vigas de concreto armado que corre sobre qualquer tipo de fundação. Lembrando que "vigas" são iguais às colunas, só que ficam na horizontal.

A maior atenção que se deve ter nessa fase e na próxima (a construção do contrapiso) é com a impermeabilização, para evitar que as futuras paredes tenham aquele nada simpático tom verdinho que tanto desagrada os alérgicos.

Passo-a-passo de como fazer um baldrame

  • Compre os tijolos que serão usados nas paredes.

O engenheiro e o mestre de obra podem indicar quais são os tijolos mais adequados, nem sempre o melhor é o tijolo furado de 20x20x10cm, o mais comum e barato.

Isso porque as colunas e vigas devem ter, segundo as normas atuais de engenharia, 12cm de espessura.

A diferença na espessura dos tijolos e das vigas significa que você vai gastar mais madeira para fazer as formas das colunas, porque elas precisarão ter um "dente" de 1cm de cada lado da parede, e depois esse centímetro de desnível nas paredes terá que ser compensado com reboco, que é bem caro.

Pode ser vantajoso comprar tijolos de 12cm de largura, mas eles são mais caros e bem mais difíceis de encontrar, o que significa a necessidade de encomendar com 20 ou 30 dias de antecedência.

  • Marcar, ainda na planta, onde ficarão as esperas de água, esgoto (inclusive os tubos de respiro, que devem subir até o telhado e são necessários para evitar mal cheiro nos banheiros), telefone, TV e energia, que precisam passar pelas vigas e colunas.

Não é nada recomendável quebrar uma viga ou coluna já construída para passar canos por dentro delas, porque isso afeta a estrutura.

  • Momento para pensar longe: é preciso definir logo se as pias de cada banheiro desse piso serão de coluna ou bancada.

Isso porque é preciso deixar a espera de esgoto para a pia de acordo com o modelo: para coluna, a saída pode ficar no chão, próxima à parede, seguindo direto para o ralo sifonado; enquanto a pia de bancada exige saída na própria parede, onde será encaixado o sifão do ralo, e a respectiva tubulação passando pela parede e pela viga inferior.

  • Comprar os ferros para as vigas e também para, pelo menos, a metade de cada coluna.

Isso porque a ferragem das colunas já é amarrada e concretada nas vigas, cabendo ao pessoal, depois, apenas amarrar mais ferros para subir as colunas até a altura do teto.

Também é preciso comprar, geralmente, cimento, areia lavada, Vedalit para impermeabilizar, tábuas de diversas medidas para as formas de vigas e colunas, arame recozido, linha, prego 17x27, lápis de carpinteiro, trenas e esquadro.

  • Comprar também, ou arranjar de algum lugar, alguns pedaços de canos que poderão ser colocados como esperas para a tubulação e os conduítes.

Pode-se usar somente canos de esgoto, que são mais baratos, para que os canos de água fria e quente passem por dentro deles; ou pode-se já de cara comprar canos na mesma medida e especificação dos que serão utilizados, nesse caso será preciso ligá-los ao resto do encanamento usando luvas, que serão tratadas posteriormente.

  • Conferir e discutir com o mestre de obra os níveis da casa em cada cômodo.

Quando há diferença de nível, é preciso redobrar a atenção para a existência de vigas que ficam em níveis diferentes.

  • Antes de concretar, conferir as esperas das ferragens para a construção das colunas.

Gostou desse passo-a-passo da construção do baldrame? Então continue acompanhando nosso blog para não perder nenhuma dica.

Inscreva-se agora

E tenha acesso as últimas novidades em projetos, ferrramentas, ebooks e muito mais!
Junte-se aos nossos mais de 100.000 seguidores.